Você está em: Digital Mundo Miraira » Miraira/LPCT
MiraIra – LPCT, (Criador e criatura) é o nome fantasia de uma atividade híbrida, multidisciplinar, funcionando no IFCE Campus Fortaleza, desde 1982, em forma de Laboratório no qual se desenvolvem várias ações, possibilitando estudos e experiências em artes cênicas e musicais com matrizes estéticas da tradição. É um LABORATÓRIO HÍBRIDO que atua, de forma abrangente no Ensino, Pesquisa e Extensão do IFCE desde 1982, trabalhando em prol do conhecimento, reconhecimento, difusão e dinamização dos saberes e fazeres tradicionais brasileiros, principalmente os que dizem respeito aos usos e costumes do povo cearense.
Esta ação contínua tem favorecido, DESDE 1982, outras iniciativas no IFCE como:
Acesso disponível em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5963583485741248
a) LPCT (Laboratório de Práticas Culturais Tradicionais)optativa para alunos Licenciatura em Teatro;
b) LPC – Laboratório de Prática de Conjunto para alunos do Curso Técnico em música e METAV (Matrizes Estéticas da Tradição em Artes Visuais) optativa para alunos da Licenciatura em Artes Visuais).
O grupo acredita numa educação patrimonial pelo sentir pois, como já o sabemos, é pelo corpo que se aprende. Em seus estudos se utiliza do discurso presente nos textos de Maria Laura Cavalcanti, Cecília Londres¹, Elizabeth Travassos², Roque de Barros Laraia³, Oswald Barroso, Darcy Ribeiro principalmente.
Tudo o que vive, aprende, põe em cena e/ou repassa pela docência, busca evidenciar e refletir sobre o Patrimônio Imaterial brasileiro, orientando-se nas recomendações da UNESCO e observando leis brasileiras. Busca a salvaguarda do saber pelo fazer constante, o registro pelo estudo e pesquisa e a educação patrimonial pela alegria do festivo, pela poética da fé e do rito, do que aprende cotidianamente no contato com os Mestres e suas práticas. Possui um profundo desejo de que estes, que participam do Miraira, possam também evidenciar isso nas escolas onde estarão como docentes/artistas, envolvendo outras crianças e jovens pelo contato, pelo corpo como um fio que se desenrola sem fim.
¹ LONDRES, Cecilia. Referências culturais: Base para novas políticas de patrimônio. In: O registro do Patrimônio Imaterial. Brasília: IPHAN, 2000.
² TRAVASSOS, Elizabeth. Recriações contemporâneas dos folguedos tradicionais: a performance como modo de conhecimento da cultura popular. In: TEIXEIRA, J. Gabriel; GARCIA, M. Vinícios; GUSMÃO, Rita, et. al. (org.). Patrimônio Imaterial, performance cultural e (re)tradicionalização. Brasília: ICS-UnB, 2004. 110 – 116.
³ LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 20ª. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
Artista da Cena, estudante de Licenciatura em Teatro (IFCE) e do Curso Técnico em Dança no Porto Iracema das Artes. Atua como pesquisador e bolsista no LPCT/Miraira, na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do Laboratório. Além disso, compõe o elenco teatral do grupo.
Ator, compositor e graduando em Licenciatura em Teatro pelo IFCE. Como pesquisador e bolsista no LPCT/Miraira, contribui para a produção de conteúdo do Digital Mundo Miraira e participa ativamente das atividades do laboratório. Além disso, integra o elenco teatral do grupo.
Artista brincante do grupo Miraira, licenciando em teatro com pesquisa na performance política e a cultura tradicional popular.
Estudando do curso de licenciatura em teatro, bolsista do LPCT (Laboratório de práticas culturais e tradicionais), sou brincante do grupo miraira, do bumba meu boi ceara e do reisado nossa senhora de Fátima.
Artista, estudante do Curso de Licenciatura em Teatro no IFCE, pesquisadora e bolsista no LPCT/Miraira, colaborando na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e em demais atividades do laboratório. Além disso, integra o elenco teatral do grupo MiraIra.
Estudante do curso Técnico Integrado em Informática. Atualmente bolsista no LPCT/Miraira, cuidando do suporte e manutenção do site Digital Mundo MiraIra e em demais atividades do laboratório.
Estudante de Engenharia de Computação no IFCE, foi responsável pelo desenvolvimento do ambiente virtual Digital Mundo Miraira através da bolsa de Iniciação Científica (IC) do PIBIC-IFCE, financiada pelo CNPq e de realização durante os anos de 2017 e 2018, com a produção técnica do ambiente virtual e um artigo de IC sendo apresentados durante o término da bolsa. Atualmente, continua sendo o bolsista responsável pelo Digital Mundo Miraira, dando suporte e manutenção à plataforma, além de atuar nas demais atividades do LPCT/MIRAIRA - Laboratório de Práticas Culturais Tradicionais.
Estudante do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE e percussionista no grupo Miraira. Atua como bolsista no Miraira/LPCT na produção de bancos de dados para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do laboratório.
Ator, músico e graduando pelo curso de Licenciatura em Teatro no IFCE e integrante do Grupo Miraira. Atua como bolsista no LPCT/Miraira na produção de banco de dados para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do laboratório desde maio de 2016.
Artista, Pesquisador, Produtor, Graduado pelo curso de Licenciatura em Teatro pelo IFCE. Atuou como bolsista no Miraira/LPCT durante o período de abril de 2016 até julho de 2018 na produção de bancos de dados para o Digital Mundo Miraira e nas atividades do PPGARTES-IFCE (Programa de Pós-Graduação e Mestrado Profissional em Artes).
Graduando em Artes Visuais (IFCE), é desenhista, roteirista, ilustrador e futuro quadrinista. Sua pesquisa abrange quadrinhos, concept art, character design e práticas culturais tradicionais nas artes visuais. Atuou como pesquisador no LPCT/Miraira, em 2023
Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais (IFCE), é pintora, desenhista e professora de pintura. Também tem experiência em cosplaying e pintura artística corporal. Tem como objetivo seguir como professora de Artes. Atuou como bolsista no LPCT/Miraira, em 2023, na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do Laboratório.
Nascido na periferia de Fortaleza, graduou-se em Licenciatura em Teatro (IFCE). Possui experiências profissionais em assessoria artística, animação de eventos, além de possuir qualificações que complementam suas vivências na arte. Durante 2022 e 2023, atuou como bolsista no LPCT/Miraira na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do Laboratório.
Graduanda da Licenciatura em Teatro (IFCE). Atriz, escritora e futura professora. Tem prática com atuação artística e tem o desejo de continuar na área como roteirista e atriz. Durante 2023, atuou como bolsista no LPCT/Miraira na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do Laboratório.
Egresso do Curso Técnico Integrado em Informática (IFCE), atuou como bolsista formação no LPCT/Miraira cuidando do suporte e manutenção do site Digital Mundo Miraira. Além disso, compôs o elenco cênico brincante do grupo durante os anos de 2019 a 2023.
Multiartista com experiência em teatro, cinema e produções artísticas, licenciando em Teatro no IFCE. Fez turnê pelo Brasil e Europa com a Cia de Artes Shalom em 2012 e 2013. Foi premiado no Festival de Esquetes de Fortaleza (Melhor Cenografia por "Diomedes"), no Festival de Esquetes Bivar (Melhor Esquete – "O Comerciante") e no 7° Ceará Emcena (Melhor Ator, Cenário, Direção, Dramaturgia e Espetáculo por "Rainha de Paus"). Indicado ao Prêmio Quimeras de Teatro como Melhor Ator e Ator Coadjuvante. Atua na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e na parte técnica do elenco do grupo.
Ator, Comediante e Graduando em Licenciatura em Teatro no IFCE, possui formação em cursos livres no Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Vila das Artes, Co-Laboratório em Artes Circenses e Centro Cultural Bom Jardim na cidade de Fortaleza. Em 2024 foi indicado à Melhor Ator no Prêmio Ceará Encena 2023 e ganhou como Melhor Ator Coadjuvante no OFF -Festival Contemporâneo de Cinema 2023. Faz shows, peças e compõe o elenco da Série O Cangaceiro do Futuro, que estreou em 2022 na Netflix. Lidera o projeto “Não Me Floyd”, que circulou em todos os CUCAS da cidade. Como ator esteve em cartaz com os espetáculos: “Musical Ceará Show”, “CO.VIL" “Maçã Mordida”, “Flor do Deserto”, “Dois Policiais Pretos” e muitos outros.