Você está em: Digital Mundo Miraira » Miraira/LPCT
MiraIra – LPCT, (Criador e criatura) é o nome fantasia de uma atividade híbrida, multidisciplinar, funcionando no IFCE Campus Fortaleza, desde 1982, em forma de Laboratório no qual se desenvolvem várias ações, possibilitando estudos e experiências em artes cênicas e musicais com matrizes estéticas da tradição. É um LABORATÓRIO HÍBRIDO que atua, de forma abrangente no Ensino, Pesquisa e Extensão do IFCE desde 1982, trabalhando em prol do conhecimento, reconhecimento, difusão e dinamização dos saberes e fazeres tradicionais brasileiros, principalmente os que dizem respeito aos usos e costumes do povo cearense.
Esta ação contínua tem favorecido, DESDE 1982, outras iniciativas no IFCE como:
Acesso disponível em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5963583485741248
a) LPCT (Laboratório de Práticas Culturais Tradicionais)optativa para alunos Licenciatura em Teatro;
b) LPC – Laboratório de Prática de Conjunto para alunos do Curso Técnico em música e METAV (Matrizes Estéticas da Tradição em Artes Visuais) optativa para alunos da Licenciatura em Artes Visuais).
O grupo acredita numa educação patrimonial pelo sentir pois, como já o sabemos, é pelo corpo que se aprende. Em seus estudos se utiliza do discurso presente nos textos de Maria Laura Cavalcanti, Cecília Londres¹, Elizabeth Travassos², Roque de Barros Laraia³, Oswald Barroso, Darcy Ribeiro principalmente.
Tudo o que vive, aprende, põe em cena e/ou repassa pela docência, busca evidenciar e refletir sobre o Patrimônio Imaterial brasileiro, orientando-se nas recomendações da UNESCO e observando leis brasileiras. Busca a salvaguarda do saber pelo fazer constante, o registro pelo estudo e pesquisa e a educação patrimonial pela alegria do festivo, pela poética da fé e do rito, do que aprende cotidianamente no contato com os Mestres e suas práticas. Possui um profundo desejo de que estes, que participam do Miraira, possam também evidenciar isso nas escolas onde estarão como docentes/artistas, envolvendo outras crianças e jovens pelo contato, pelo corpo como um fio que se desenrola sem fim.
¹ LONDRES, Cecilia. Referências culturais: Base para novas políticas de patrimônio. In: O registro do Patrimônio Imaterial. Brasília: IPHAN, 2000.
² TRAVASSOS, Elizabeth. Recriações contemporâneas dos folguedos tradicionais: a performance como modo de conhecimento da cultura popular. In: TEIXEIRA, J. Gabriel; GARCIA, M. Vinícios; GUSMÃO, Rita, et. al. (org.). Patrimônio Imaterial, performance cultural e (re)tradicionalização. Brasília: ICS-UnB, 2004. 110 – 116.
³ LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 20ª. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
Artista da Cena, estudante de Licenciatura em Teatro (IFCE) e do Curso Técnico em Dança no Porto Iracema das Artes. Atua como pesquisador e bolsista no LPCT/Miraira, na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do Laboratório. Além disso, compõe o elenco teatral do grupo.
Ator, Comediante, Trapezista e Graduando em Licenciatura em Teatro no IFCE. Possui no seu currículo diversos espetáculos, entre eles estão "Flor do Deserto", "Musical Ceará Show", “Maçã Mordida”, “Quando as Máquinas Param”, “Dois Policiais Pretos”. Atua na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do Laboratório.
Ator, compositor e graduando em Licenciatura em Teatro pelo IFCE. Como pesquisador e bolsista no LPCT/Miraira, contribui para a produção de conteúdo do Digital Mundo Miraira e participa ativamente das atividades do laboratório. Além disso, integra o elenco teatral do grupo.
Multiartista com experiência no teatro, cinema e produções artísticas. Licenciando em Teatro no IFCE. Fez uma turnê pelo Brasil e Europa com a Cia de Artes Shalom em 2012 e 2013.
Recebeu o prêmio Gasparina Germano do Festival de Esquetes de Fortaleza, na categoria "Melhor cenografia" pelo espetáculo "Diomedes";
Premiado no Festival de Esquetes Bivar como Melhor esquete, na categoria "Juri Popular" com a esquete "O Comerciante"; Premiado como melhor ator, melhor cenário, melhor direção, melhor dramaturgia, melhor espetáculo no 7° Ceará Emcena com o espetáculo "Rainha de Paus";
Indicado ao prêmio Quimeras de Teatro na categoria de "ator coadjuvante" com o espetáculo "A de Alencar";
Indicado ao Prêmio Quimeras de Teatro na categoria "Melhor ator" (espetáculo adulto) com o espetáculo " ÀS Margens".
Atua na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do laboratório. Além disso compõe a parte técnica do elenco do grupo.
Estudante de Engenharia de Computação no IFCE, foi responsável pelo desenvolvimento do ambiente virtual Digital Mundo Miraira através da bolsa de Iniciação Científica (IC) do PIBIC-IFCE, financiada pelo CNPq e de realização durante os anos de 2017 e 2018, com a produção técnica do ambiente virtual e um artigo de IC sendo apresentados durante o término da bolsa. Atualmente, continua sendo o bolsista responsável pelo Digital Mundo Miraira, dando suporte e manutenção à plataforma, além de atuar nas demais atividades do LPCT/MIRAIRA - Laboratório de Práticas Culturais Tradicionais.
Estudante do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE e percussionista no grupo Miraira. Atua como bolsista no Miraira/LPCT na produção de bancos de dados para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do laboratório.
Ator, músico e graduando pelo curso de Licenciatura em Teatro no IFCE e integrante do Grupo Miraira. Atua como bolsista no LPCT/Miraira na produção de banco de dados para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do laboratório desde maio de 2016.
Artista, Pesquisador, Produtor, Graduado pelo curso de Licenciatura em Teatro pelo IFCE. Atuou como bolsista no Miraira/LPCT durante o período de abril de 2016 até julho de 2018 na produção de bancos de dados para o Digital Mundo Miraira e nas atividades do PPGARTES-IFCE (Programa de Pós-Graduação e Mestrado Profissional em Artes).
Graduando em Artes Visuais (IFCE), é desenhista, roteirista, ilustrador e futuro quadrinista. Sua pesquisa abrange quadrinhos, concept art, character design e práticas culturais tradicionais nas artes visuais. Atuou como pesquisador no LPCT/Miraira, em 2023
Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais (IFCE), é pintora, desenhista e professora de pintura. Também tem experiência em cosplaying e pintura artística corporal. Tem como objetivo seguir como professora de Artes. Atuou como bolsista no LPCT/Miraira, em 2023, na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do Laboratório.
Nascido na periferia de Fortaleza, graduou-se em Licenciatura em Teatro (IFCE). Possui experiências profissionais em assessoria artística, animação de eventos, além de possuir qualificações que complementam suas vivências na arte. Durante 2022 e 2023, atuou como bolsista no LPCT/Miraira na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do Laboratório.
Graduanda da Licenciatura em Teatro (IFCE). Atriz, escritora e futura professora. Tem prática com atuação artística e tem o desejo de continuar na área como roteirista e atriz. Durante 2023, atuou como bolsista no LPCT/Miraira na produção de conteúdo para o Digital Mundo Miraira e demais atividades do Laboratório.
Egresso do Curso Técnico Integrado em Informática (IFCE), atuou como bolsista formação no LPCT/Miraira cuidando do suporte e manutenção do site Digital Mundo Miraira. Além disso, compôs o elenco cênico brincante do grupo durante os anos de 2019 a 2023.